O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico. As causas podem ser varias, (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal; ingestão de bebidas alcoólicas ...).
O susto pode curar o soluço porque quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, o que aumenta o volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes e varias outras que são peculiares e há quem diga funcionar.
Eu particularmente sou fã de uma e comprovei com 100% de eficacia com uma ''pesquisa'' de campo( hahaha). Trata-se de empinar a ponta do nariz com a ponta de um dos dedos e respirar fundo por alguns minutinhos... e funciona mesmo...
Quando um médico conhecido da família disse isso, na hora desacreditei, segundo ele esse ''ritual'' vem da medicina chinesa, andei pesquisando mas não achei nada que comprovasse a origem dessa teoria, mas o importante é que realmente funciona.